sexta-feira, 5 de maio de 2017

PÃO DE ALFARROBA

PÃO DE ALFARROBA INTEGRAL


RECEITA 

PARA FAZER NA MÁQUINA DE PÃO

INGREDIENTES:

Líquidos:  300 ml de água; 2 colheres de azeite; 35g de fermento de padeiro.

Sólidos:  1 colher de sopa de mel; 1 colher de sobremesa de sal dos Himalaias, 300g de farinha sem fermento; 250g de farinha integral; 50g de alfarroba. 

Opção: Pode colocar sementes de chia, linhaça, sésamo e girassol. 


     &&&&&


SOBRE A ALFARROBA, UTILIZAÇÕES E BENEFÍCIOS

Portugal é o terceiro maior produtor mundial de alfarroba, só superado por Marrocos e Espanha.
No nosso país este produto agrícola é tipicamente algarvio, pois é no Algarve que se situam as grandes plantações de alfarrobeiras de onde se extraem milhares de toneladas de alfarroba por ano.
A alfarroba é uma vagem que contém no seu interior 10 a 16 sementes e que mede entre 10 a 20 centímetros. Das suas sementes é extraída uma goma de grande qualidade como espessante, estabilizante e emulsionante, com uma diversificada utilização no campo alimentar, por exemplo em licores, bolos, bolachas, iogurtes, gelados, farinhas e pão. Na indústria farmacêutica designadamente em xaropes, antidiarreicos e medicamentos para reduzir o colesterol. Na área da confecção têxtil e igualmente na da cosmética como constituinte de cremes hidratantes.
A farinha de alfarroba que se obtém através da trituração e posterior torrefacção da polpa da vagem, tem vindo também a ser cada vez mais utilizada como alternativa ao chocolate por ter baixo teor de gordura e conteúdo calórico e possuir uma grande percentagem de açucares naturais e de fibras. Para além disso a alfarroba não contém nenhum componente alergénico ou estimulante como a cafeína e a teobromina presentes no cacau, contendo ainda cerca de duas vezes mais cálcio do que o chocolate.
   A alfarroba possui um elevado valor nutritivo e é, simultaneamente, um alimento muito saudável, pois contém ferro, cálcio, magnésio, potássio e múltiplas vitaminas, entre elas a B1 que contribui para o bom funcionamento do sistema nervoso, dos músculos, do coração e da capacidade mental e de raciocínio.
Possui ainda uma elevada potencialidade antioxidante e devido ao teor e à qualidade das suas fibras naturais a sua ingestão reduz o colesterol.


Por todas as razões apresentadas, produzir, utilizar e consumir alfarroba parece ser uma atitude correcta, sensata e saudável.

Sem comentários:

Enviar um comentário