sexta-feira, 21 de março de 2014

O MUNDO É UMA ALDEIA


     "Dentro de poucas décadas teremos deixado de ser o que a humanidade foi desde a sua emergência, uma espécie cujos membros estão sobretudo empenhados em jantar, caçar ou produzir comida."
     "... com a revolução das comunicações (...) virtualmente foi abolido o tempo e a distância (...) com isso houve um dramático declínio e queda da classe rural (que era a maior base de subsistência), predominando (hoje em dia) a sociedade urbana (hipercidades)"
Excertos do Livro: 
"Globalização, Democracia e Terrorismo" do autor
Eric Hobsbawm
(um dos historiadores mais reputados dos nossos dias) 

    As aldeias repletas de pomares e hortas, com o cheiro típico das colheitas, flores e frutos de  cada estação, com a proximidade dos vizinhos, com a confraternização das famílias numerosas, patriarcais, permanecem apenas descritas em poemas, contos ou romances do passado. O conceito de aldeia ultrapassou fronteiras e aproximou, virtualmente, pessoas à distância de um click. O caricato é que, muitas vezes, somos amigos virtuais dos nossos vizinhos reais e nem os conhecemos cara a cara. A proximidade, cumplicidade e amizade, actualmente, é tão virtual que muitas pessoas não conseguem viver sem estar ONLINE.
      
      No final desta mensagem, deixo mais uns excertos do livro acima citado do grande historiador Eric Hobsbawn

TRABALHOS EXECUTADOS COM BASE NUMA MENSAGEM DE PRESERVAÇÃO GLOBAL DO NOSSO PLANETA

PASTA 
Com dois grandes compositores clássicos: 
MOZART e BEETHOVEN

Feita com 12 pacotes de leite. Toda cosida à mão. Imagens retiradas da Internet.
Parte de trás imitando o teclado de um piano, costurado, tecla por tecla.

Alças feitas a partir de um cinto e aplicadas com um rendilhado feito à mão. Com bolso exterior e interior.

Base reforçada com tiras de cabedal. Imita um piano.


Totalmente forrada com a combinação de três tecidos.

MOCHILAS
Uma mistura de retalhos de calças de ganga novas, filtros de café, diversos tecidos e guardanapos. Acabamentos pintados.
As três mochilas têm todas o mesmo modelo, forradas, com bolso no interior e exterior.


Perfeita para quem gosta de animais e da natureza!

Os cavalos... Uma nobre paixão!

Parte de trás reforçada com pacotes de leite. Alças reguláveis. Combinação de tecidos e cores.



ESTOJOS
Feitos om filtros de café, Laterais de tecido. Forrados. 

BOINA
Feita a partir dos retalhos de um velho casaco.



NOTEBOOK

Feito com caixas de cereais e revestido com um tecido a imitar a ganga. Muito útil para quem gosta de escrever e apontar pensamentos, projetos e tarefas. 




CARTEIRAS PARA DOCUMENTOS 

Com espaço para 10 cartões e com bolso fundo e largo no interior.
Feitas com pacotes de leite.



Muito úteis para o dia a dia da MULHER MODERNA. É preferível usar os cartões separados da carteira para o dinheiro. Se perdermos o porta moedas, que retiramos mais vezes para fazer pequenos pagamentos, não precisamos perder tanto tempo e dinheiro para refazer  tantos cartões, como já aconteceu comigo!



Urbanas


Primaveris 







Gatos junto à janela.



BOLSAS PARA CANETAS
Feitas com filtros de café. Fecham com mola. Forradas com feltro. 
Bolsa para canetas com a imagem de uma foto.

PORTA MOEDAS 
Com cavalo na frente e pelo sintético nas laterais. 


PANDA
Porta chaves feito com rolhas de cortiça pelo meu filho Alexandre

ALINHAVOS...

"GLOBALIZAÇÃO, DEMOCRACIA e TERRORISMO"
Eric Hobsbawm

     " O século XX foi  mais mortífero de toda a história (...) o número total de mortes foi calculado em 187 milhões. (...) Começando em 1914 foi um século de guerra quase ininterrupto (...) o período de 1914 a 1945 pode ser visto como uma única guerra de 30 anos..."
  "Existe (...) uma total ausência de qualquer autoridade global eficaz, capaz de controlar ou de resolver disputas armadas. A globalização avançou em quase todos os campos - económico,  tecnológico, cultural, até linguístico - excepto em um: política e militarmente (...). Nenhum estado ou império alguma vez foi grande rico ou poderoso o suficiente (...) para manter uma supremacia política e militar em relação ao mundo inteiro. O mundo é demasiado grande, complicado e plural." 
  
     De acordo com o historiador citado, hoje temos uma economia mundial globalizante, baseada em firmas privadas e transnacionais. Esta mudança acelarada de uma aldeia local para um mundo global (aldeia global) potencia o aparecimento de disparidades regionais por todo o planeta. Segundo o autor, gera crescimento assimétrico e desequilibrado, causando instabilidade económica e social. 
      
      O artesanato é o meio de desenvolvimento criativo e personalizado de utensílios, artefatos, objetos decorativos, adereços e vestuário que preserva e respeita o verdadeiro ritmo da natureza. A industrialização massificante, desordenada e excessiva é muito recente na história da humanidade. 

Sem comentários:

Enviar um comentário