quarta-feira, 16 de março de 2016

AS CRIANÇAS SÃO O FUTURO SUSTENTÁVEL

DAR LIVROS PARA PROMOVER A LEITURA


CAPA e CONTRACAPA


CAPA


Foi pensando desta forma que, conjuntamente com o meu marido, o escritor Carlos Santos Oliveira, em 2010 e 2013, concebemos os livros de literatura infantojuvenil “A Lição do Rinoceronte” e “Um Menino Feliz na Chamusca”. Histórias criadas por ele e ilustradas por mim, com o objetivo fundamental de contribuirmos para a educação, motivação e criação de hábitos de leitura nas crianças e jovens da forma que pensamos ser a mais adequada: incentivando-os e acarinhando-os com a oferta dos livros, porque no nosso entender o dinheiro confunde vezes de mais os sentimentos e ilude a generosidade do Amor.
De realçar que esta dádiva de 2.000 livros só foi possível com o patrocínio da Câmara Municipal da Chamusca, que financiou estas obras literárias na totalidade, o que permitiu que muitas crianças pudessem ter, assim, o seu primeiro livro.
A sua publicação, as sessões de lançamento e eventos que originaram, permitiram partilhar com milhares de pessoas a mensagem essencial de ambos os livros: a Família,  a Amizade e o Amor, como sentimentos fundamentais para a vida.
No caso da história “Um Menino Feliz na Chamusca”, foi igualmente a oportunidade de valorizar o concelho da Chamusca, dando a conhecer alguns dos seus lugares mais belos, bem assim como a sua cultura, tradição e desporto.
Como as nossas intenções educacionais e humanas se mantêm inalteráveis, aqui deixo a informação de que um terceiro livro se encontra praticamente terminado e que, em breve, esperamos partilhá-lo com as crianças e jovens, sensibilizando-os para a criação de um Mundo mais FELIZ!

Algumas ilustrações de "A Lição do Rinoceronte"

"Antes de eu partir, entre gestos de muito carinho, a minha mãe alertou-me para alguns perigos da savana e aconselhou-me a ser prudente e, sobretudo, avisou-me para que não confiasse em animal algum sem primeiro o pôr em prova."



"A chita parecia mais um gatinho retraído, do que propriamente o felino perigoso que é. E o pobre ratinho lá se ia aninhando, ora entre as patas dianteiras, ora entre as patas traseiras da elegante chita,"

"Como eu estava muito curioso sobre o que faria um leão num lugar tão deserto e levado pela coragem insensata dos jovens, não hesitei em chegar-me junto a ele e de mansinho perguntei-lhe o que fazia ali."


"Abrindo um sorriso onde se mostravam todos os seus enormes dentes e olhando-me com os seus olhos amarelos e sinceros, começou a falar;..."



Algumas ilustrações de "Um Menino Feliz na Chamusca"

" Subiram as escadas da Senhora do Pranto e as do Mirante e dali avistaram todo o casario da Vila."

" ...quando, na Quinta Feira da Ascensão,  pela manhã se dá a largada de touros e estes conduzidos pelos campinos, por entre cordões de pessoas que gritam, assobiam e batem palmas, correm à desfilada pela Rua Direita de S. Pedro até chegarem à Praça de Touros..."

" De volta ao Arripiado, do seu miradouro observaram com admiração o Castelo de Almourol: um monumento que parece uma bela ilha no meio do Tejo."

Algumas fotos dos lançamento dos dois livros






Sem comentários:

Enviar um comentário