domingo, 4 de maio de 2014

O QUE SIGNIFICA TER UMA VIDA SUSTENTÁVEL?

        Viver de forma SUSTENTÁVEL é criar uma ligação HARMONIOSA entre o EU, o NÓS (sociedade) e a NATUREZA, preservando e rentabilizando os recursos de que dispomos, com justiça e consciência ecológica.

        Exemplificando, quando fazemos uma limpeza em CASA e encontramos imensas "tralhas" que queremos pôr no lixo, porque já não as queremos ou estão velhas, neste momento temos de pensar na utilidades destas coisas para a nossa comunidade, os nossos amigos; devemos pensar se devemos reutilizar, ou pôr nos ecopontos. Pôr tudo num saco e colocar no contentor de lixo sem fazer a separação é um atentado à natureza!!!!

REUTILIZAÇÃO DE PACOTES DE LEITE, FILTROS DE CAFÉ e CALÇAS DE GANGA
JEANS
Todos estes modelos são originais, da minha criação e autoria.






MOCHILA COM CAVALOS
O mesmo modelo usado anteriormente em outras mensagens, mas com acabamentos diferentes

 Vários retalhos de diferentes peças de roupa deram forma a este artigo. 

 Lateral

 Costas



 Forrada. Fecha com mola. 



MOCHILA COM TECIDO AFRICANO






MOCHILA ESCOLAR

 Personalizada. Para dar mais alegria nos dias de PRIMAVERA!

 Costas com alças almofadadas. 


 Forrada com fecho. 
Boina para rapaz

 Podemos aproveitar os jornais e revistas para fazer os moldes.

                       
Feita com ganga.

CARTEIRA PARA HOMEM 
FERRARI


 

A SUSTENTABILIDADE, no âmbito do desenvolvimento da consciência ecológica, prende-se com a capacidade do ser humano interagir com o PLANETA, preservando o meio ambiente de modo a não pôr em risco  os recursos naturais.
           Neste sentido, é preciso respeitar o ser Humano, e este deve respeitar a NATUREZA e interiorizar o facto dele próprio FAZER PARTE DA MESMA.
            Em segundo lugar, o HOMEM deve pensar nos recursos energéticos e equacionar uma forma equilibrada de os utilizar. Criar energias alternativas é uma medida urgente.  Em muitas partes do planeta a poluição atmosférica já atingiu níveis insustentáveis para a qualidade de vida dos seres vivos.
            Cada um de nós pode ensinar aos mais novos e implementar na sua vida uma nova forma de usufruir deste belo PLANETA TERRA:

COMO?

1 - PÔR EM PRÁTICA UM ESTILO DE VIDA MAIS SAUDÁVEL

Andar mais a pé, de bicicleta ou usar os transportes públicos (não polui o ambiente e cuida da sua saúde); evitar comer produtos muito processados/refinados (Fastfood, enlatados, produtos com muitos conservantes).                               

2- COMER PRODUTOS DA ÉPOCA

Se comer alimentos produzidos no seu meio local, evita os danos causados pelo transporte dos "frescos".

3 - COMPRAR OS SEUS PRODUTOS AO AGRICULTOR MAIS PRÓXIMO

Pode encontrar alimentos mais saudáveis e baratos perto da vossa casa. Esta atitude fortalece a economia local e as redes sociais de sustentabilidade.

4 - FAZER AS REFEIÇÕES EM CASA (use a marmita, o preconceito não paga o médico!)

Se comprar comida industrializada (como enlatados, congelados, outros) está a ingerir imensos conservantes que são um veneno para a saúde e são causadores de imensos tipos de cancro.

5 - O BARATO SAI CARO. RACIOCINAR ANTES DE COMPRAR.

Antes de comprar é importante saber a origem dos produtos (principalmente dos alimentos). Muitos produtos vêm de muito longe e precisam de conservantes, para além de serem apanhados antes de amadurecerem, para não apodrecerem na viagem. O mesmo se aplica a outros sectores do comércio.

    Ter uma vida sustentável não é, a meu ver, ter muito poder económico, é mudar a mente e usar a inteligência para fazer ressurgir uma rede de vida que nos dê SUSTENTABILIDADE.

quinta-feira, 1 de maio de 2014

BOLO COM MORANGOS DA ÉPOCA

Os morangos são constituídos por muitos sais minerais e vitaminas. Tonificam a pele e regulam os intestinos. 
Nesta época do ano podemos aproveitar para congelar morangos e assim ficar com stock para todo o ano. Também devemos comê-los frescos, em saladas de fruta, em batidos ou iogurtes. 

Veja a receita!


Para este bolo vai precisar de:
- 1 base de Pão de Ló (pode fazer em casa)
- 500g de morangos 
- 1 embalagem de gelatina
- 2 pacotes de natas 
- Sumo de 1 limão
- 1 lata de leite condensado 

Reduza a puré os morangos, reserve alguns inteiros para decorar o bolo. Bata as natas com sumo de um limão, de seguida adicione o leite condensado, o preparado de gelatina (faça a gelatina com metade da quantidade de água recomendada para solidificar melhor) e os morangos ralados. Numa forma de aro amovível ponha a base de Pão de Ló (a minha foi cozida na forma) e por cima verta o preparado dos morangos. 
Deixe solidificar no frigorífico 3 a 4 horas. Retire o aro e decore o bolo a seu gosto. 

É um bolo muito fresco e simples de fazer e leva fruta da época!
Espero que goste!