quinta-feira, 10 de abril de 2014

RECICLAR O CARDÁPIO

MENTE SÃ, CORPO SÃO
Bem estar físico e mental

"FAÇA DO SEU ALIMENTO SEU REMÉDIO"
Hipócrates


DEVEMOS, SEM STRESS SOCIAL, SEM OLHAR À DITADURA DA IMAGEM, RECICLAR O CARDÁPIO: RETIRAR O FAST FOOD e INTRODUZIR NA NOSSA ALIMENTAÇÃO PRODUTOS POUCO OU NADA PROCESSADOS/INDUSTRIALIZADOS. 


Devemos comer mais produtos integrais (inteiros, sem ser refinados), frutas e legumes da época, consumir produtos de AGRICULTURA BIOLÓGICA.

Walter Willett (professor de epidemiologia e nutrição)

          Comer com qualidade não significa passar fome

    Manter o peso ideal é uma tarefa difícil para a maior parte da população mundial, excluindo os países em que a fome impera, logo, a magreza é o retrato fiel da desnutrição. Não faltam sites, medicamentos, mezinhas, receitas a prometer dietas com resultados estonteantes.
        Toda a dieta que tiver por base uma redução SIGNIFICATIVA de calorias o resultado só poderá ser o do emagrecimento. Todas as dietas conseguem emagrecer: umas com défices de nutrientes e descompensadas, outras completamente equilibradas e balanceadas, seguidas por médicos e nutricionistas. O problema está na manutenção. Aos poucos... com os afazeres da vida, preocupações e desculpas que vamos dando a nós próprios, abrimos brechas no cardápio e sabotamos a dieta.

    Pela minha experiência pessoal e de muitas pessoas que me rodeiam, o problema da obesidade tem a ver com a estrutura mental, mais do que com a estrutura física!
     Não tem a ver com a composição das dietas que se forem bem organizadas/balanceadas ao nível da ementa e das horas, todas as pessoas que as seguirem emagrecem, umas com mais velocidade do que outras, dependendo do exercício físico que fazem. 
     Mediante uma dieta bem estruturada, com uma boa composição de alimentos, não acredito que falhe nos resultados. Não obstante, (e aí reside o problema!!!) a pessoa que tem desequilibro alimentar/emocional, consequentemente com "tendência" para engordar, deparando-se com alguma situação de conflito/dilema ou de emoções fortes começa, sem se aperceber (muitas das vezes) a saltar refeições, a refugiar-se nos alimentos calóricos, como bolachas, chocolates, salgadinhos (que é tão pouquinho na mão e na boca, mas são bombas calóricas nada favoráveis para quem tem "tendência" para armazenar Stocks calóricos). 
       O problema está no saber PARAR. Muitas(os) de nós, com este problema ao nível da MANUTENÇÃO, criamos estruturas mentais permissivas.  Para quem tem distúrbios alimentares causados por falta de disciplina e educação alimentar, ansiedade, depressão, falta de auto-estima, stress, muito trabalho e família numerosa, facilmente deixa de lado um resultado fantástico de redução de peso e aos poucos mina o cardápio.
    Não vale a pena comprar dezenas de chás, cápsulas, medicamentos (como já tomei correndo grave risco de saúde com uns medicamentos que já foram retirados do mercado por serem causadores de problemas cardíacos) sem antes analisar psicologicamente o seu problema. Evidentemente que não devemos descurar do nosso médico ou nutricionista, mas, a meu ver, todas as dietas comerciais esquecem-se da parte PSICOLÓGICA. Somos seres vivos emotivos, a programação matemática de uma dieta depende da qualidade de execução das nossas emoções - REEDUCAR a MENTE.

     Com base nesta minha luta contra o excesso de peso, foi escrito o livro "O peso das gordas" do autor Carlos Santos Oliveira (meu marido), onde é descrita a luta de um homem contra o preconceito social que atinge as mulheres obesas e que deixa a mensagem fundamental de que estas devem merecer todo o respeito como seres humanos e não ser apenas uma imagem do desejo. AMAR É RESPEITAR. 


MENSAGEM DO LIVRO O PESO DAS GORDAS

Não sou especialista em nutrição mas posso indicar um excelente blog: diariodeumadietista.com  da  Dietista Catarina Félix e Cachão.

Excelente artigo que merece ser lido:

quinta-feira, 3 de abril de 2014

URSO PANDA - MOCHILA


Restam cerca de 1600 exemplares desta doce e tímida espécie porque o seu habitat está cada vez mais ameaçado.


 Mochila feita com retalhos de ganga e outros materiais. Aplicação da cara do urso panda.

 Lateral. Patas pintadas à mão.

 Costas reforçadas com pacotes de leite.

Forrada e com bolso no interior.

Ajudem a preservar a NATUREZA!
É pena ver esta linda espécie AMEAÇADA pela devastação das florestas.