segunda-feira, 21 de outubro de 2013

SUSTENTABILIDADE = REDE DA VIDA

“O que é sustentável numa sociedade não é o crescimento económico, ou a fatia de mercado, ou qualquer uma dessas coisas, e sim a rede da vida, da qual a nossa sobrevivência depende.”

Fritjof Capra
(Físico, escritor e ativista ambiental)


Um espírito mesquinho é como um microscópio: aumenta as pequenas coisas, mas impede de ver as grandes.”    

Philip Dormer Stanhope



A SUSTENTABILIDADE DEVE SER ENSINADA E APLICADA


        Todos nós sabemos do grave problema ambiental do nosso planeta. 
      Há muito desperdício que pode ser reaproveitado. Ou seja, o que é resíduo/lixo de um CICLO pode ser MATÉRIA PRIMA de outro CICLO. Há que pensar de forma global e sistémica. Afinal fazemos parte do CICLO da NATUREZA, no entanto muitos continuam de braços cruzados ou sem mostrar interesse pelo assunto. 
       Em pouco mais de 100 anos o  Homem, com os seus interesses economicistas,  esqueceu-se que os ecossistemas têm leis físicas constantes para desenvolver a sua própria "reciclagem", a partir dos átomos que circulam em cadeias bioquímicas. Ou seja, o planeta consegue restaurar todos os seus elementos. Vejam como é maravilhoso verificar a existência perfeita e sustentável de ciclos da natureza (ciclo da água, do carbono, do nitrogénio, das rochas e a cadeia alimentar também pode ser enquadrada num ciclo) para tornarem puro o que está impuro, ou tornarem novo o que está velho. Não obstante, o homem lança no ar, na água e no solo, mais lixo do que devia (GRAVE!!!). Será que o motor vivo da terra consegue reciclar tanto LIXO à velocidade exigida pelo homem?
????????

      Felizmente as regras Físicas e bioquímicas do planeta não são feitas por Homens. São os homens que têm de repensar a sua atitude e ajustar-se às regras IMUTÁVEIS do UNIVERSO e do PLANETA. Não há volta a dar! Nós é que estamos a sobrecarregar a natureza e a resposta é aquela a que estamos a assistir diariamente sentadinhos no nosso cómodo sofá: aquecimento global e as consequentes alterações climatéricas.
     Há que educar as novas gerações para a compreensão global dos sistemas vivos da natureza e explicar que nada nela existe isoladamente e que o homem apesar de dizer-se racional não pode deixar de exercer essa afirmada racionalidade. Por essa razão deve assumir e sentir que faz parte do ecossistema e, justamente por ser racional, é o verdadeiro  responsável pelo cuidado e preservação da NATUREZA. 
     Somos apenas um grão de areia, mas muitos grãos de areia formam leitos de rios e extensas praias. Todos juntos podemos mudar as consciências, fazer despertar o que está adormecido. Desde cedo podemos ensinar aos nossos filhos a pensar de forma ecológica: reaproveitar o que temos em casa, reciclar, andar a pé, usar menos máquinas, comer os frutos e legumes da época, fazer hortas biológicas e ecológicas, despertar a mente para os pormenores da natureza, da família, dos  amigos, dos vizinhos, do comércio/relações de proximidade e da vida em geral. Tudo começa com um primeiro passo e, na vida, mais importante que a quantidade é a qualidade.
        A TERRA é a nossa CASA, se esta casa está suja e dessarrumada a culpa é apenas dos inquilinos!


"Penso, logo existo"
(René Descartes)

Penso e existo, logo tenho de agir!!!

OS MEUS ARTIGOS ECOLÓGICOS

Carteiras porta documentos
 Carteira feita com pacotes de leite. Embelezada com hortências que me fazem lembrar a beleza dos meus AÇORES.

 Carteira e porta documentos. Por dentro um tecido florido para combinar com as hortências.

Os cavalos envolvidos com vegetação pintada em acrílico.


Espaço para pôr 10 cartões individualmente e bolsa interior.

Bolsa necessaire 

Feita com colagens de filtros de café e guardanapo. Acabamentos com pintura.


MALAS FEITAS COM REVISTAS

Tudo pode ser reaproveitado:  o desperdício de um ciclo é matéria prima de outro ciclo
Mala grande. Apresenta um colorido diferente e moderno. É resistente e impermeável, uma vez que cada peça é plastificada.  A alça foi feita com a combinação de diferentes materiais.


Bolsa pequena feita com revistas, com a técnica de dobragem.

MOCHILAS 
Feitas de calças fora de uso, pacotes de leite e filtros de café.
1MO
 Uma vez mais os cavalos. Uma tela apaixonante!
Fecha com mola. Bolso fundo na frente, forrado.


Ajuste das alças feito com as extremidades de cintos. Bolso fundo na parte de trás. Adornada com filtros de café.

Forrada e com bolso no interior.

2MO
 Mochila de ganga, muito prática e espaçosa. Bolso fundo na frente e no interior. Fecha com fecho.


Alças ajustáveis, feitas com um cinto. A parte traseira é reforçada com pacotes de leite.
BOLSAS 
 
3BO    Feita com filtros de café, pintura e colagens. Adornada com uma fivela de umas botas. Fecha com fecho. Com um bolso traseiro e outro no interior. 

4 BO       Bolsa feita com umas calças de ganga. Forrada e com bolso no interior. 

BOLSAS PARA TELEMÓVEIS 

Diferentes modelos e acabamentos. 


CARTEIRA

Feita com pacotes de leite e forrada com ganga.

 Com bolso amplo no interior.

ESTOJO PERSONALIZADO


A ovelha negra com a ovelha branca. Colagem e pintura. Forrado e com fecho.

Se não penso,
 não existo,
logo
não posso AGIR 

....REFLECTIR.... REPENSAR...REAVALIAR... EXECUTAR .... VOLTAR A AGIR

       Todos os dias PLANEAMOS, estabelecemos metas de curto, médio e longo prazo, pensámos nos grandes  e nos pequenos projectos. Pensámos no que vamos comer, o que vamos vestir, o que devemos arrumar, quais as contas a pagar, o que faremos no trabalho,o que faremos depois do trabalho, etc; daí, do pensamento nasce a EXECUÇÃO do plano e de seguida VERIFICÁMOS se o que pensámos e o que executámos foi o mais AJUSTADO à nossa família, ao nosso contexto social, ou ao nosso trabalho. Consequentemente, voltámos a planear (voltámos ao início do ciclo), mas com base na última experiência. O resultado só poderá ser o do aperfeiçoamento da ementa, da tarefa, do programa, da organização doméstica, dos trabalhos que estamos a executar. 
   As peças que fui criando foram sujeitas a estes ajustes de melhoria contínua. Nasceram de uma preocupação ECOLÓGICA e continuam a privilegiar esta preocupação. 
Espero que gostem!